Doação em vida

Picture of Dr. Antonio Santos

Dr. Antonio Santos

Especialista nas áreas de inventário, testamentos, planejamentos sucessórios.

Nullam imperdiet lobortis maximus cras ante neque. Aenean fermentum vulputate eros, efficitur vehicula nunc accumsan tincidunt. Maecenas a nulla id sapien dignissim tincidunt. Suspendisse efficitur ipsum sit amet purus sodales pulvinar. Suspendisse eu venenatis eros. Nunc facilisis diam velit, non facilisis justo lobortis ac. Etiam ante tortor, consequat vel felis id, blandit finibus magna. Curabitur…

compartilhe:

family, parents, mother

Ainda falando sobre planejamento sucessório

a doação em vida é uma opção e maneira legal de transferir bens – como imóveis, por exemplo – sem que haja um processo de compra e venda. A doação em vida ainda traz algumas vantagens diferentes de quando é deixado os bens para um futuro inventário.

Uma das principais vantagens é poupar os familiares de um processo burocrático e complexo, como o inventário, em um momento delicado da vida. Outra vantagem é que a celeridade desse tipo de processo tende a ser maior, enquanto o inventário pode levar anos, a doação em vida é realizada em um cartório e tende a ser mais rápida.


Mas, como realizar uma doação em vida?

O primeiro passo para quem deseja realizar uma doação em vida é comparecer em um cartório de notas com a documentação necessária. É importante ressaltarmos que esse processo incidirá alguns custos do cartório e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação) e a porcentagem pode variar de 1% a 8% sobre o valor doado.

O que pode ser doado em vida?

Assim como no testamento, existe uma regra fundamental na doação de bens em vida e diz respeito aos herdeiros legítimos. Independentemente do tipo de doação – dinheiro, imóveis, obras de arte – o doador pode envolver até no máximo 50% do seu patrimônio.

A outra metade – obrigatoriamente – deve ser destinada aos herdeiros legítimos, que podem ser os filhos (descendentes), pais ou avós (ascendentes) bem como o cônjuge sobrevivente, irmãos, tios etc. (colaterais)

Doação de imóveis

A doação pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha idade superior a 18 anos e não esteja impedido judicialmente. A doação pode ser realizada através da escritura pública, instrumento particular ou até mesmo verbalmente, como em casos de bens móveis de pequeno valor.

Doação de dinheiro

Existe um limite – anual – que pode ser doado em vida aos herdeiros sem a necessidade de pagar impostos. Neste caso, a doação pode ser feita diretamente em dinheiro ou aplicado em uma poupança. Quando tratamos de doação de bens em vida, também nos referimos aos bens e valores de investimento do mercado financeiro.

Doações de modo geral

A Secretária da Fazenda de cada estado possui uma página com os limites de doação de bens em vida isentos do ITCD. Aquelas que excederem o limite anual devem pagar o ITCD, evitando qualquer problema com a Receita. Além de ser mais rápida e barata, a doação em vida é uma excelente opção de planejamento de sucessão. Portanto, é importante que ela seja analisada junto a outras alternativas, em conjunto com um advogado, para que o planejamento seja realizado da maneira mais eficiente e que respeite os desejos do doador.

kite, mother, family

veja também

outros posts

Proteja seus Direitos Trabalhistas

Soluções Especializadas para Situações Complexas Seja para lidar com rescisão indireta ou acidentes de trabalho, oferecemos a assistência jurídica necessária. Nossa equipe de advogados especializados

Leia mais »